Sinal verde para abrir uma filial

Sinal verde para abrir uma filial

              Muitos empresários que já começaram a expandir os seus negócios costumam se questionar a respeito do momento certo para abrir uma filial. Acredito que existam alguns sinais no mercado que devem ser percebidos antes de se tomar qualquer iniciativa e penso que o momento ideal para abrir uma nova empresa, em qualquer segmento, é quando há uma clara oportunidade de mercado para aumentar as vendas.

            Para algumas pessoas, a maior dúvida se relaciona ao pontapé inicial: 'Como começar esse processo? Seria melhor guardar fundos, ou tomar um empréstimo?'. A verdade é que não existe uma resposta exata para esse tipo de situação. Caso a sua prioridade seja velocidade para atender o mercado, aconselho que use fundos próprios, uma vez que se pode levar certo tempo para que empréstimos sejam aprovados. Entretanto, usar recurso próprio pode prejudicar o caixa e atrapalhar a operação da matriz. Além disso, investimentos em filiais demoram certo tempo para dar retorno. Portanto, é preciso analisar cada situação com calma e fazer um bom planejamento.

            Antes de começar a empreender, é preciso fazer uma análise detalhada do tamanho do mercado em questão, de suas carências, de seus riscos, concorrentes, da qualidade da mão de obra, além de investimentos que serão essenciais para a manutenção do negócio.É necessário buscar possibilidades de promover serviços em regiões onde a matriz ainda não atue.

            Após selecionar as áreas de maior possibilidade de expansão dos negócios, a empresa deve se articular para se informar, por meio de um serviço de contabilidade, ou de consultores, para entender e atender aos requisitos legais técnicos mais complexos, determinados por instituições como a Anvisa, a prefeitura local, o estado, além de outros dados relacionados a legislações fiscais e tributárias etc.

           É preciso que a filial seja bem estruturada para atender com excelência os seus clientes em todos os sentidos: estrutura física, equipe treinada, sistemas tecnológicos, conforto e o que mais for considerado relevante. Desenvolver uma estrutura eficaz em um novo ambiente é o que envolve os maiores riscos e desafios para o empresário.

           Em resumo, para indicar se a abertura de uma filial pode ser positiva para o seu negócio, é imprescindível tentar quantificar o máximo de dados do mercado e do projeto, tais como vendas incrementais e custos, além de verificar o potencial de retorno do investimento. O pay-out, ou retorno positivo sobre o investimento, costuma ser um dos fatores que podem indicar que a abertura da filial é uma boa possibilidade.

Fonte: Administradores.com