Receita inicia nova fiscalização a quem declara dinheiro em espécie na Capital

Receita inicia nova fiscalização a quem declara dinheiro em espécie na Capital

 A Receita Federal em Florianópolis está em nova fase de fiscalização dos contribuintes que têm dinheiro em espécie declarado e não reduziram e nem justificaram os valores constantes nas Declarações de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF). Quem deslocou os saldos para outras rubricas na Declaração de Bens e Direitos também está no escopo da fiscalização.

A nova rodada de diligências da Delegacia da Receita Federal na Capital mira situações com maior risco de fraude. Na primeira fase da Operação denominada Tio Patinhas, foram oferecidas chances para os contribuintes retificarem as declarações e justificarem os montantes em espécie efetivamente existentes. Na fase atual, se confirmadas as irregularidades, o imposto será cobrado com multa de ofício, que pode chegar a 150%. Além disso, os fatos serão comunicados ao Ministério Público Federal para a apuração de crime contra a ordem tributária.

Lista de bloqueio

Inicialmente, cerca de 1,4 mil contribuintes da região coberta pela Delegacia da Receita Federal em Florianópolis tiveram suas declarações retidas em malha para justificar o saldos de dinheiro em espécie. Enquanto estiverem retidos em malha, esses contribuintes não receberão eventuais restituições. Ainda há possibilidade de retificações e de justificativas.

Dos contribuintes da lista bloqueio que reduziram os montantes de dinheiro em espécie, 265 foram considerados regularizados e já foram liberados da malha.

 

Fonte: Diário Catarinense / Portal Contábil SC