Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso

Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso

              De acordo com um estudo realizado em 2013 no mercado de trabalho dos Estados Unidos, 70% dos trabalhadores não se sentiam engajados em seus empregos.
             Muitos gerentes e donos de negócios começaram a se perguntar sobre as reais expectativas de seus funcionários e, portanto, buscam entender o que desencadeia a motivação deles. De acordo com o especialista, Dan Ariely (Universidade Duk) algumas ações viáveis podem ajudar a mudar o ânimo de qualquer profissional desmotivado.


1. Encoraje seus funcionários a encontrar seus pontos fortes
            Além de se sentir seguro com suas funções e com a empresa, empregados desejam – e precisam – ser encorajados a descobrir e desenvolver habilidades. Assim, é seu papel incentivá-los a encontrar pontos fortes que os façam se destacar na empresa e no mercado de trabalho, de maneira geral.

 

2. Dê valor à criatividade no local de trabalho
            Ainda de acordo com a especialista comportamental, é essencial que empregadores entendam a necessidade de enfatizar o poder da criatividade como um gatilho para motivar seus funcionários a atingir maiores níveis de desempenho. Para tanto, o local de trabalho também deve oferecer ferramentas para que o processo de criação e desenvolvimento de projetos flua melhor.
            É por isso que muitas empresas desenvolvem ambientes diferenciados, com regras flexíveis, por exemplo. “O processo de utilização de jogos de pensamento e jogos mecânicos a fim de resolver problemas e envolver pode ser impactante para o engajamento”, afirma. Essas soluções também funcionam para trazer o sentimento de emoção para o local de trabalho.
            Isso porque, segundo Ariely, a criatividade ajuda-nos a pensar melhor. Além disso, o processo criativo nos faz parecer mais confiáveis para outras pessoas. Então, com esse incentivo, estaremos nos tornando mais convincentes, já que realmente estamos acreditando em nossa carreira e de que estamos subindo degraus.

 

3. Trabalhar em equipe é um grande segredo
            O especialista também discorre sobre a importância de fazer com que os funcionários se sintam parte de um grande grupo, de que eles acreditem que são realmente importantes para a equipe e para a empresa para a qual trabalha.
            O interessante é que esse conselho contraria o que muitos gerentes frequentemente ouvem sobre incentivar a competitividade no local de trabalho, onde bônus individuais são oferecidos. Ao que tudo indica, não é exatamente dessa forma que seus funcionários se sentirão mais engajados.

 

            Por fim, dar a eles o que desejam encontrar é uma boa maneira de também conseguir realizar o que você quer: o sucesso do seu negócio.

 

Fonte: iG Economia