“País tem crescimento em todas as modalidades da economia”, diz Mantega

“País tem crescimento em todas as modalidades da economia”, diz Mantega

Ministro da Fazenda destaca o bom desempenho do investimento, da agricultura e da indústria.


                  O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (30) que a economia brasileira mostra que está crescendo com qualidade, ao comentar o resultado do PIB do 2º trimestre deste ano. Mais cedo, o IBGE anunciou que o PIB do período cresceu 1,5% na comparação com o 1º trimestre de 2013.

                  “Este crescimento é puxado pelo investimento, pela agricultura, pela indústria. Então, é um crescimento de qualidade”, disse o ministro, durante entrevista coletiva à imprensa em São Paulo.

                   Mantega afirmou que a economia teve um bom resultado e que o crescimento se deu em todas as modalidades da economia. Um dos destaques foi a agropecuária, que cresceu 3,9% no período. Outro ponto forte, destacado pelo ministro, foi a indústria, que teve uma expansão de 2%. “Dentro da indústria, há um excelente resultado da construção civil, que cresceu 3,8%”, ressaltou.

                   Do ponto de vista da demanda, o destaque positivo ficou por conta da formação bruta de capital, com um crescimento de 3,6%, conforme os dados apurados pelo IBGE.

                   “Significa que a indústria brasileira está se modernizando, comprando novos equipamentos e máquinas e que, portanto, vai aumentar a sua produtividade”, disse Mantega.

Comparação internacional

                    O ministro ressaltou que Brasil se saiu bem quando comparado a outros países do mundo quanto ao crescimento da economia no 2º trimestre de 2013. “Nós só tivemos um crescimento menor do que o da China no trimestre e registramos um crescimento maior que todos os demais países. Portanto, foi um bom desempenho”, afirmou.

                    Sobre o cenário internacional, o ministro avaliou que há uma “ligeira melhora”, que deverá se firmar mais no próximo ano. Para ele, o comércio internacional poderá se expandir, criando melhores condições para as exportações brasileiras.

                    “Acredito que em 2014 - com o crescimento um pouco maior dos países europeus e com os Estados Unidos crescendo mais-, nós teremos um cenário favorável”, argumentou. “Estamos crescendo apesar do cenário internacional adverso”, completou, em seguida.

                    O ministro disse ainda que o resultado positivo do PIB do 2º trimestre do ano reflete as medidas que o governo vem tomando nos últimos anos, como a redução da taxa de juros e a diminuição de tributos e custos. “Tudo isso está hoje se traduzindo em um dinamismo melhor da economia brasileira”, destacou Mantega.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social